Pular para o conteúdo principal

Volante foi campeão mundial em 2002, quando ainda vestia a camisa do Atlético

Quarenta dias para a Copa do Mundo: Gilberto Silva

Gilberto Silva foi titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002

No pentacampeonato conquistado pelo Brasil em 2002, Gilberto Silva foi peça fundamental no esquema de Luiz Felipe Scolari e titular em todas as sete partidas da Seleção durante a campanha do título da Copa do Mundo disputada na Coréia do Sul e Japão. Ele não foi substituído em nenhum jogo do torneio.

Na ocasião, o volante se tornou o primeiro e único jogador até hoje a entrar em campo e ser campeão mundial enquanto vestia a camisa a camisa do Atlético. Em 1970, o centroavante Dario fez parte do elenco tricampeão no México, mas não foi acionado por Zagallo e ficou apenas no banco de reservas.

Inicialmente, o jogador natural de Lagoa da Prata e revelado pelo América seria suplente da equipe comandada por Felipão. No entanto, em um treinamento preparatório para a Copa do Mundo, Emerson sofreu uma lesão grave no ombro e acabou sendo cortado, abrindo espaço para o mineiro.

As grandes atuações na Copa do Mundo disputada na Ásia chamaram a atenção de clubes do exterior. Semanas após o fim do torneio, o Galo anunciou a venda de Gilberto Silva para o Arsenal, da Inglaterra, onde marcou história e ainda é um dos jogadores mais respeitados pelos torcedores londrinos.

Com dificuldades financeiras, o Atlético usou os U$ 7 milhões recebidos pela negociação para quitar dívidas e salários atrasados.

Gilberto Silva ainda disputou os Mundiais de 2006 e 2010, quando o Brasil caiu nas quartas de final em ambas oportunidades. Ao todo, o volante fez 16 partidas pela Seleção Brasileira em Copas.

Deixe uma Resposta