Volante foi campeão mundial em 2002, quando ainda vestia a camisa do Atlético

Gilberto Silva foi titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002
Na ocasião, o volante se tornou o primeiro e único jogador até hoje a entrar em campo e ser campeão mundial enquanto vestia a camisa a camisa do Atlético. Em 1970, o centroavante Dario fez parte do elenco tricampeão no México, mas não foi acionado por Zagallo e ficou apenas no banco de reservas.
Inicialmente, o jogador natural de Lagoa da Prata e revelado pelo América seria suplente da equipe comandada por Felipão. No entanto, em um treinamento preparatório para a Copa do Mundo, Emerson sofreu uma lesão grave no ombro e acabou sendo cortado, abrindo espaço para o mineiro.
As grandes atuações na Copa do Mundo disputada na Ásia chamaram a atenção de clubes do exterior. Semanas após o fim do torneio, o Galo anunciou a venda de Gilberto Silva para o Arsenal, da Inglaterra, onde marcou história e ainda é um dos jogadores mais respeitados pelos torcedores londrinos.
Com dificuldades financeiras, o Atlético usou os U$ 7 milhões recebidos pela negociação para quitar dívidas e salários atrasados.
Gilberto Silva ainda disputou os Mundiais de 2006 e 2010, quando o Brasil caiu nas quartas de final em ambas oportunidades. Ao todo, o volante fez 16 partidas pela Seleção Brasileira em Copas.