Pular para o conteúdo principal

A justiça do Rio de janeiro, concedeu no domingo (12), o habeas corpus de Jeferson Pereira da Silva, preso depois de ser reconhecido através de uma foto 3×4 tirada na época que Jeferson tinha 14 anos.

Foto de Jeferson, aos 14 anos, usada para fazer o reconhecimento do rapaz, hoje com 29 anos. — Foto: Reprodução/TV Globo

Mesmo com o habeas corpus concedido Jeferson não foi liberado no domingo, por conta de um erro de digitação no alvará de soltura. O policial penal responsável ficou em dúvida, dizendo que há divergência no processo, na guia de recolhimento de preso, ofício e registro de ocorrência e solicitou esclarecimentos. Os advogados de Jeferson foram ao plantão judiciário, mas não conseguiram a soltura do homem, por ter tido troca de plantão e não ser a mesma desembargadora que concedeu o primeiro documento.
Jeferson foi preso na última quarta-feira (8), suspeito de roubar um celular e R$5,00 em 2019. O homem sabia que estava sendo indiciado, e foi espontaneamente a delegacia prestar depoimento. Auxiliado por um policial, Jeferson aguardou um tempo e foi ao fórum saber se tinha algum processo contra ele, e foi informado de que não tinha nenhuma pendência.
Em entrevista ao Bom dia Rio, a família relatou que Jeferson trabalhava como motorista de aplicativo e recebeu uma ligação pedindo para ele ir em um escritório para receber restituição de uma empresa que tinha trabalhado. Mas, quando chegou ao escritório a polícia estava aguardando Jeferson no local.
Após o pedido de habeas corpus concedido no domingo, a família estava em festa na porta do presídio Benfica, mas por conta de um erro Jeferson só foi liberado na manhã desta segunda (13).
“Foram os piores dias da minha vida”, disse Jeferson ao sair do presídio. Emocionado Jeferson disse ter rezado a todo momento para que saísse da prisão e agradeceu a família e aos advogados que lutaram por ele.

Fernanda Pereira da Silva, irmã de Jeferson diz que vai buscar uma reparação, pela prisão injusta e o erro que não tinha no alvará. “ A nossa justiça é falha demais, uma foto 3×4 de quando ele tinha 14 anos não é prova de crime nenhum. Como ele pode passar seis dias preso por um crime que não cometeu reconhecido por uma foto de quanto ele tinha 14 anos. Ele nunca teve passagem pela polícia, por que a foto dele estava no álbum da polícia.

Jeferson está solto por meio de um alvará, e ainda não é considerado inocente para a justiça pelo roubo.

Por Fernanda Alexandre

Deixe uma Resposta