Pular para o conteúdo principal

Treinador destaca reação do time após queda na Libertadores; Galo vence Inter e segue com folga na liderança do Campeonato Brasileiro

O jogo seguinte à eliminação na Copa Libertadores era simbólico para o Atlético-MG. Cuca sabia disso. Classificou o duelo contra o Internacional, neste sábado, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro, como “acerto de contas”. O Galo venceu. E saiu de campo mais leve.

Uma instabilidade, natural, rondou o elenco do Alvinegro. E a torcida também, segundo Cuca. Era preciso retomar o controle. Não foi fácil. Mas o Atlético encontrou o caminho, derrotou o Inter por 1 a 0 e se manteve com folga na liderança do Brasileirão. Era tudo que Cuca queria.

“É uma vitória que tira um peso enorme, porque é um jogo, quer queira, quer não, de acerto de contas. O Brasil inteiro está vendo, quer ver como o Galo vai reagir à eliminação da Libertadores. Se você tem um tropeço, todo mundo fala: pronto, vai afundar e vai ser difícil se levantar.”

 

Cuca e jogadores festejam a vitória do Atlético-MG sobre o Internacional — Foto: Agência i7/ Mineirão

Cuca e jogadores festejam a vitória do Atlético-MG sobre o Internacional — Foto: Agência i7/ Mineirão

Ao final do jogo, Cuca reuniu o time ainda no gramado. Houve uma saudação ao torcedor. Não deixou de ser também uma maneira de mostrar ao atleticano que o elenco não se abalou com a saída da Libertadores. A sinergia com a torcida é essencial.

– Levei o time para dentro do campo para mostrar para o torcedor que ele está representando. E para mostrar para o jogador que ele também está representado. Esse elo tem que ir até o final, porque nós estamos jogando com espírito, com alma, com determinação, com o coração, com tudo.

Os números mostram uma grande temporada do Atlético. Campeão mineiro, o time lidera o Brasileiro e é semifinalista da Copa do Brasil. A Libertadores é passado, apesar da campanha invicta. Para Cuca, a desclassificação gerou questionamentos injustos.

– A gente tem a melhor campanha na Libertadores, uma invencibilidade, e você é eliminado dentro dos critérios da competição. Você é posto em cheque quatro dias depois. O emocional não vai estar tranquilo, vai estar instável. Não é abalado. É instável. E não só o do jogador, mas do torcedor também. O jogo começou com a torcida pedindo raça para o time. E geralmente isso acontece quando ela não está plenamente satisfeita.

Cuca; Atlético-MG x Internacional — Foto: Pedro Souza / Atlético-MG

Cuca; Atlético-MG x Internacional — Foto: Pedro Souza / Atlético-MG

Cuca citou o aproveitamento do Atlético, com campanhas sólidas tanto em casa como no campo adversário.

– Hoje a gente tem mais de 80% em casa, quase 70% de aproveitamento fora, uma invencibilidade dentro do Campeonato Brasileiro de 15 jogos, com 12 vitórias. São números expressivos, números que dificilmente o Galo teve no passado, se é que teve. Eu acho que nem teve. E é posto em cheque numa partida.

O maior desafio contra o Inter foi controlar o emocional em campo e nas arquibancadas.

– O problema era dar a estabilidade, a tranquilidade para o time, e, dentro do que você visse depois, ir fazendo as trocas, como a gente fez. Acho que elas foram bem sucedidas.

Por Redação do Ge

Deixe uma Resposta