Pular para o conteúdo principal

Pasta muda recomendação anterior, que previa imunização de pessoas de 12 a 17 anos

Foto: Issouf Sanogo/AFP
 Issouf Sanogo/AFPPfizer é a única vacina com autorização da Anvisa para uso em adolescentes

O Ministério da Saúde, em nota técnica, mudou a orientação de vacinação contra covid-19 de adolescentes no Brasil. Devem ser vacinados apenas os que têm comorbidades. O grupo recebe, obrigatoriamente, a vacina Cominarty, da Pfizer — a única com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso em menores de idade.

Conforme a pasta, os adolescentes a serem vacinados, além dos com comorbidades, são: aqueles com deficiência permanente ou que estejam privados de liberdade.

No início deste mês, a pasta chegou a recomendar a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, que passaram a integrar o Programa Nacional de Imunização (PNI) contra a covid-19.

Conselho de secretarias discorda 

Em nota, o Conselho Nacional de Secretárias de Saúde (Conass) pediu prioridade de vacinação para idosos com 60 anos ou mais.

“A vacinação de todos os adolescentes é segura e será necessária, priorizando neste momento aqueles com comorbidade, deficiência permanente e vulneráveis como os privados de liberdade e em situação de rua. Havendo quantitativo de doses suficientes para atender a estas prioridades deve imediatamente ser iniciada a vacinação dos demais adolescentes”, diz o texto.

Por Redação

Deixe uma Resposta