Pular para o conteúdo principal

Mineirão estará dividido pelas duas torcidas no clássico deste sábado, às 16h30, que definirá o campeão de 2022

Pedro Souza / Atlético
Foto: Pedro Souza / Atlético
No clássico disputado na fase de classificação, o Atlético venceu o Cruzeiro de virada

Após dois anos sem se enfrentarem na final do Campeonato Mineiro, Atlético e Cruzeiro voltam a duelar pelo título neste sábado, às 16h30, no Mineirão. Pela primeira vez, no atual formato, o troféu do Estadual será disputado em jogo único.

Quem vencer nos 90 minutos leva a taça. Se terminar empatado no tempo normal, o título será decidido nos pênaltis. O Galo tenta o tricampeonato que o clube não conquista há 39 anos (última vez foi em 1981, 1982 e 1983), enquanto a Raposa busca a taça do Estadual após três temporadas.

No clássico deste sábado, o Mineirão estará dividido meio a meio por atleticanos e cruzeirenses. Será a terceira vez que isso acontece desde que o estádio foi reinaugurado, em fevereiro de 2013, quando o foi disputado o primeiro Atlético x Cruzeiro com 50% de torcedores para cada lado. Galo e Raposa se enfrentaram com o Gigante da Pampulha metade alvinegro e metade azul celeste pela última vez em fevereiro de 2017.

Acompanhe, a partir de 14h30, a Jornada Esportiva da Itatiaia. Narração de Alberto Rodrigues (1º tempo) e Mário Henrique Caixa (2º tempo), comentários de Edu Panzi e Léo Figueiredo, reportagens de Claudio Rezende, Samuel Venâncio, Álvaro Damião e Thiago Reis, participação de Nathalia Fiúza, análise de arbitragem de Márcio Rezende de Freitas, plantão de Fabrício Calazans e a ancoragem de João Vitor Cirilo. 

Líder na fase de classificação do Campeonato Mineiro, o Atlético chega para a final como o melhor ataque e a melhor defesa. Foram 28 gols marcados e apenas cinco sofridos em 13 jogos.

Já o Cruzeiro eliminou o Athletic, a sensação do interior, com duas vitórias nas semifinais. Nessa sexta-feira (1º), a equipe celeste encerrou a preparação para o clássico com o apoio dos torcedores. Cerca de 150 cruzeirenses marcaram presença na porta Toca da Raposa II e entoaram cânticos de incentivo durante o treinamento da equipe.

As duas equipes se enfrentaram na fase de classificação. No dia 6 de março, no clássico válido pela nona rodada, o Atlético venceu por 2 a 1, de virada, com a maioria de torcedores alvinegros no Mineirão (90% contra 10% de cruzeirenses). Vitor Roque abriu o placar para a Raposa, mas Hulk empatou em cobrança de pênalti e Ademir marcou o segundo do Galo no fim da partida.

Mistério nos dois clubes 

Atlético e Cruzeiro adotam o mistério e não dão pistas dos times que entram em campo neste sábado.

Do lado atleticano, o técnico Antonio Mohamed tem todos os jogadores à disposição e poderá escalar o que tem de melhor. Não deve fugir muito do time que venceu a Caldense por 3 a 0 no duelo de volta das semifinais, com as voltas dos selecionáveis Everson e Guilherme Arana entre os titulares, além de Diego Godín, Junior Alonso e Savarino.

O atacante Eduardo Vargas, que não atuou no meio da semana pela Seleção Chilena por conta de problemas físicos, é dúvida. O jogador se reapresentou normalmente na Cidade do Galo na última quarta-feira (30), mas o Atlético não deu detalhes da reavaliação feita pelo departamento médico.

A dúvida está na zaga em relação ao companheiro de Nathan Silva. O uruguaio Godín retorna ou Réver é mantido? Junior Alonso, que aprimora a parte física, e Igor Rabello correm por fora.

No Cruzeiro, o técnico Paulo Pezzolano também deixou dúvida sobre a escalação da equipe. O meio-campo será reforçado ou o trio de atacantes será mantido? A base do time o mesmo que venceu o Athletic por 2 a 1, no duelo de volta das semifinais.

ATLÉTICO x CRUZEIRO 

Atlético: Everson; Mariano, Nathan Silva, Réver (Godín) e Arana; Allan, Jair, Nacho e Zaracho; Keno e Hulk. Técnico: Antonio Mohamed

Cruzeiro: Rafael Cabral; Rômulo, Lucas Oliveira, Eduardo Brock e Rafael Santos; Willian Oliveira, Fernando Canesin e João Paulo; Waguininho (Pedro Castro), Vitor Roque e Edu. Técnico: Paulo Pezzolano

Motivo: jogo único – final do Campeonato Mineiro
Data: sábado, 2 de abril de 2022
Horário: 16h30
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
Assistentes: Guilherme Dias Camilo / Celso Luiz da Silva
VAR: Emerson de Almeida Ferreira

Por Fábio Rocha

Deixe uma Resposta