Pular para o conteúdo principal

Vacina contra a Covid-19 — Foto: PMM/Divulgação

Vacina contra a Covid-19 — Foto: PMM/Divulgação

Em Belo Horizonte, a segunda dose da vacina contra a Covid-19 é aplicada em pessoas de 59 e 58 anos nesta segunda-feira (30). É preciso que a data do cartão de vacina esteja marcada para até o dia 6 de setembro.

Esse público deve procurar os postos específicos, levando cartão de vacinação, documento de identidade e CPF.

A Prefeitura de Belo Horizonte tem um cronograma que vai até dia 4 de setembro, quando pretende concluir a aplicação de primeira dose para maiores de 18 anos. Nesta terça-feira (20), serão vacinadas as pessoas de 20 anos, completos até 31 de agosto, exclusivamente residentes da capital.

Nesta segunda, os postos fixos e extras ficam abertos das 8h às 17h. Já os pontos de drive-thru funcionam das 8h às 16h30. Os endereços podem ser consultados no site da prefeitura.

Vacina e Covid-19: Devo escolher a vacina ou esperar chegar aquela que eu quero?

Vacina e Covid-19: Devo escolher a vacina ou esperar chegar aquela que eu quero?

Veja o cronograma dos próximos dias:

  • Dia 30 de agosto, segunda-feira: segunda dose para pessoas de 59 e 58 anos;
  • Dia 31 de agosto, terça-feira: primeira dose para pessoas de 20 anos, completos até 31 de agosto, exclusivamente residentes de Belo Horizonte;
  • Dia 1º de setembro, quarta-feira: segunda dose para pessoas de 57 anos;
  • Dia 2 de setembro, quinta-feira: primeira dose para homens de 19 anos, completos até 30 de setembro, exclusivamente residentes de Belo Horizonte; segunda dose para trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário de passageiros (motoristas e cobradores), trabalhadores de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário;
  • Dia 3 de setembro, sexta-feira: primeira dose para mulheres de 19 anos, completos até 30 de setembro, exclusivamente residentes de Belo Horizonte; segunda dose para pessoas de 56 anos;
  • Dia 4 de setembro, sábado: primeira dose para pessoas de 18 anos, completos até 30 de setembro, exclusivamente residentes de Belo Horizonte; segunda dose para caminhoneiros.
BH anuncia cronograma de vacinação contra Covid-19 para pessoas com até 18 anos

BH anuncia cronograma de vacinação contra Covid-19 para pessoas com até 18 anos

Para receber a primeira dose, as pessoas precisam seguir as seguintes orientações:

  • Ser cidadão residente de Belo Horizonte;
  • Apresentar documento de identificação com foto;
  • Não ter recebido vacina contra a Covid-19;
  • Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias;
  • Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

Para que os usuários possam tomar a segunda dose é necessário:

  • levar o cartão de vacina, documento de identidade e CPF
  • Só poderão antecipar a segunda dose as pessoas do grupo convocado em que a data marcada no cartão para completar o esquema vacinal seja menor ou igual a 7 dias. Ou seja, se a pessoa tiver sido convocada para vacinar no dia 18, mas seu cartão de vacinação estiver prevendo a segunda dose para o dia 30, ela só poderá realmente ser imunizada com a segunda dose no dia 23, sete dias antes da data no cartão.

Funcionamento dos postos

 

Fila para vacinação contra Covid-19 de pessoas de 24 anos no centro de saúde Confisco, no bairro Bandeirantes, em BH — Foto: Júlio César Santos/ TV Globo

Fila para vacinação contra Covid-19 de pessoas de 24 anos no centro de saúde Confisco, no bairro Bandeirantes, em BH — Foto: Júlio César Santos/ TV Globo

Em dias úteis, os pontos fixos e extras de vacinação funcionam das 8h às 17h, e os de drive-thru, das 8h às 16h30.

Já aos sábados e domingos, os postos fixos e extras abrem das 7h30 às 14h, e os drive-thru, das 8h às 14h.

De segunda a sexta, ainda há quatro opções para vacinação noturna, com horário estendido até as 20h. Os públicos elegíveis para se vacinar no período noturno são apenas os chamados para o dia em questão.

É preciso checar o endereço dos locais de vacinação no portal da prefeitura antes de sair de casa, pois eles são constantemente alterados pela Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, há pontos específicos para cada público.

Outra possibilidade é a do agendamento, que passou a ser realizado desde o dia 13. O serviço está disponível para atender ao calendário divulgado pela prefeitura, conforme a idade do morador.

Por G1Minas

Deixe uma Resposta