Pular para o conteúdo principal

Imunizantes serão distribuídos por faixa etária decrescente, considerando a população acima de 18 anos que ainda não vacinou

Foto: Myke Sena/Ministério de Saúde
Myke Sena/Ministério de Saúde

O Ministério da Saúde alterou a metodologia de envio de vacinas contra a covid-19 para os Estados e o Distrito Federal: a partir de agora as doses serão distribuídas por faixa etária decrescente, considerando a população acima de 18 anos que ainda não recebeu a primeira dose.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, afirmou que o acordo foi feito com as secretarias de Saúde dos Estados e municípios. “Importante frisar que não há intenção de prejudicar nenhuma unidade da federação, não é isso, a ideia é dar oportunidade para que todos as unidades da federação de forma equânime possam imunizar toda a população brasileira acima de 18 anos no mesmo tempo, então esse foi o ajuste que foi feito em acordo com o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e o Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde).

O Ministério da Saúde anunciou que pretende imunizar toda a população adulta do país com duas doses ou dose única até o fim de outubro. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, revelou que há um estudo em andamento para avaliar a eficácia da aplicação da terceira dose ou dose de reforço e pediu as unidades da federação que respeitem as diretrizes da pasta.

“Para se chegar em outubro com uma perspectiva de ter mais de 75% da população brasileira vacinada com duas doses nós temos que caminhar juntos e deixar essa coisa de cada um querer criar o seu regime próprio. Sabemos que já está em discussão a chamada terceira dose, um reforço, ainda não é uma evidência científica sólida em relação a como deve ser, se do mesmo imunizante, se de outro imunizante, qual é esse imunizante, qual o momento de se fazer isso. A gente vai começar pelos grupos prioritários, então de novo os profissionais de saúde e os mais idosos.”

O Ministério da Saúde informou que a partir do mês que vem as doses da vacina da Pfizer serão aplicadas em todo país com intervalo de 21 dias.

Por Jonathan Ferreira

Deixe uma Resposta