Pular para o conteúdo principal

Mortes pela doença foram constatadas recentemente, o que intensificou a preocupação da prefeitura de Contagem

Prefeitura de Belo Horizonte (PBH)/Divulgação

Foto: Prefeitura de Belo Horizonte (PBH)/Divulgação

Secretaria Municipal de Saúde (SMS-BH) afirmou manter um calendário de ações contra febre maculosa

Constatadas as mortes de uma criança de 4 anos e da bisavó dela pela febre maculosa, no bairro Nacional, em Contagem, à região de Belo Horizonte, a prefeitura do município metropolitano reforçou ações de monitoramento de capivaras e carrapatos-estrela, intensificadas há quatro anos na cidade. A preocupação em Contagem com a doença transmitida pelo inseto começou em 2017, e foram principalmente trabalhadas em 2019 quando ocorreu um surto da febre no município. Segundo o superintendente de Vigilância Sanitária de Contagem, José Renato Costa, há intensa preocupação com a presença de capivaras na região, que é cercada por residências, sítios e chácaras – palco, aliás, de animais domésticos, que são também hospedeiros de carrapatos-estrela.

“A partir da confirmação dos dois casos, prontamente mobilizamos equipes da Saúde Básica, Urgência, Emergência e Controle de Zoonoses em um raio de 500 metros da confirmação dos dois casos. As famílias desse raio receberam orientações de prevenção”, disse. Além das ações de conscientização, também foram feitos banhos carrapaticidas em animais que ali vivem. De acordo com Costa, o município também realizou catação de carrapatos para enviar amostras para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. “Reuniões com as comissões locais da população também foram feitas, e também borrifamos produtos ligados ao controle químico”, garantiu.

À reportagem da Itatiaia, o superintendente ponderou que é necessário o apoio da população para frear a transmissão da doença nesse período de seca, quando ocorre a proliferação de carrapatos. A orientação é para que moradores do bairro Nacional mantenham a prática de banhos carrapaticidas em seus animais, e evitem acessar locais onde há presença constatada de carrapatos.

Belo Horizonte

Em relação à situação da infecção em Belo Horizonte, especialmente tendo em vista a proximidade do bairro Nacional, em Contagem, com a capital mineira, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS-BH) afirmou manter um calendário de ações contra febre maculosa nos meses de abril, agosto e novembro – principalmente focadas no monitoramento ambiental de carrapatos nas regiões Nordeste, Norte, Pampulha, Barreiro e Venda Nova. c

Por Com informações de Camila Campos, 

Deixe uma Resposta