Pular para o conteúdo principal

Diretoria do Cruzeiro e da administradora do Mineirão devem selar acordo por três anos nesta sexta-feira (28)

Cruzeiro vive 'Dia D' por volta ao Mineirão; veja tudo que sabemos

Governo de MG, Minas Arena e Cruzeiro conversam para fim do imbróglio em relação ao calendário do estádio

O Cruzeiro pode oficializar no decorrer desta sexta-feira (28) o seu retorno ao Mineirão. A previsão é que haja um desfecho positivo pela volta dos jogos da equipe celeste ao Gigante da Pampulha até o fim do dia, já que desde o começo do mês a diretoria celeste, com auxílio do Governo de Minas Gerais, retomou conversas com a administradora do estádio.

Na semana passada, ocorreu a primeira reunião do Comitê de Esporte, Cultura e Lazer (CECL), na Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas Gerais. Nesse encontro, ficou instituído esse prazo para que as partes pudessem encerrar o conflito que afasta o Cruzeiro do estádio.

CEO do Cruzeiro, Gabriel Lima deu a entender na última quarta-feira (26), em painel sobre gestão de futebol no Sports Summit, evento realizado em São Paulo, que 70% do caminho para o retorno do clube ao Mineirão estava pavimentado.

“De 0 a 10, eu vou no 7. Falta pouco, são alguns pontos. Está bem próximo (…) Tenho convicção de que o desfecho vai ser positivo”, disse.

Após a primeira reunião do CECL, Lima já havia elogiado a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais pela mediação nas conversas entre o Cruzeiro e a Minas Arena.

“Agradecer ao secretário de Governo que fez uma mediação brilhante, tem sido muito ativo. Acredito que não estaríamos no ponto que estamos hoje se não tivesse essa intervenção deles. A gente solicitou formalmente que eles continuem nessa mediação ativa até o dia 28 (de abril), que é a data proposta para que a gente curte ao acordo definitivo entre Minas Arena e Cruzeiro”, falou.

O que sabemos

O Cruzeiro deseja compartilhar receitas de bares, camarotes e estacionamento com a Minas Arena em dias de jogos do clube no estádio. Cenário que estava previsto no primeiro contrato entre as partes, que tinha validade de 25 anos – firmado na gestão Gilvan de Pinho Tavares -, mas foi interrompido por falta de pagamentos do clube celeste.

De acordo com apuração da Itatiaia, o Cruzeiro ainda poderá faturar 50% de novas receitas geradas no estádio. A concessionária ficaria com a outra metade do que o clube trouxer para o negócio.

“Cedemos, basicamente, os grandes pedidos do Cruzeiro estão nessa proposta. Basta uma análise jurídica para fechar. Essa flexibilização precisa de uma análise. A gente precisa seguir as regras do direito público”, disse Samuel Lloyd.

Volta do Cruzeiro ao Mineirão

Segundo Gabriel Lima, o Cruzeiro deverá retornar ao Mineirão contra o Fluminense no dia 10 de maio, em jogo válido pela quinta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

“A gente vai divulgar um calendário que já foi acordado. Existem alguns bloqueios, principalmente de curto prazo por eventos que já acontecem, mas a gente tem as datas possíveis para jogarmos. Se não me engano, o primeiro jogo seria o do Fluminense”, disse Gabriel Lima.

Cruzeiro, Mineirão e Independência

No dia 24 de janeiro, Ronaldo Fenômeno, sócio majoritário da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro, anunciou durante live na ‘Twitch’ o rompimento com a Minas Arena. O gestor celeste cobrou melhores condições comerciais para retornar ao estádio.

Naquela oportunidade, o Fenômeno revelou um acordo com o América para mandar os jogos da Raposa de 2023 no Independência.

Durante a reunião desta quinta-feira (20/4), Gabriel Lima falou como ficará o acordo com o Coelho caso entre em acordo com a Minas Arena.

“O Mineirão seria prioritariamente a casa do Cruzeiro. A gente não tem quebra do contrato com o Independência. Já existe uma série de previsões contratuais e cláusulas que permitem flexibilidade para nós”, disse o CEO da Raposa.

Deixe uma Resposta