Pular para o conteúdo principal

Atacante chega em voo fretado à capital mineira; ele assinará contrato até o fim de 2022

Por Marcelo Cardoso


Em jato fretado pelo Atlético-MG, Diego Costa desembarca em BH para se apresentar ao clube

Em jato fretado pelo Atlético-MG, Diego Costa desembarca em BH para se apresentar ao clube

O atacante Diego Costa, de 32 anos, desembarcou na manhã desta terça-feira em Belo Horizonte para assinar contrato com o Atlético-MG (confira acima o vídeo da chegada).

O brasileiro naturalizado espanhol realizará exames médicos e firmará vínculo até o fim de 2022. A apresentação está marcada para quinta, um dia depois do jogo contra o River Plate, pela Libertadores.

Diego chegou ao Brasil na manhã desta terça, em São Paulo – ele veio de Madri, capital da Espanha. De lá, pegou voo particular para o Aeroporto da Pampulha, onde desceu em hangar privado.

Diego Costa desembarcou na capital mineira em voo fretado — Foto: Divulgação/CAM

Diego Costa desembarcou na capital mineira em voo fretado — Foto: Divulgação/CAM

O jogador teve chegada blindada pelo clube, e não teve contato com os torcedores. Pessoas que trabalhavam no local registraram a presença do atacante à distância.

O atacante fará exames médicos ainda nesta terça, antes de assinar contrato em definitivo com o Galo. A apresentação está marcada para quinta-feira, mas a estreia ainda não tem data para acontecer.

Reforço do Atlético-MG, Diego Costa chega a hotel em BH: "O que a torcida quer?"

Reforço do Atlético-MG, Diego Costa chega a hotel em BH: “O que a torcida quer?”

Anunciado oficialmente como reforço no sábado, Diego Costa vinha mantendo a forma física na Espanha, mas ainda precisará de um tempo de readequação física. Ele não entra em campo desde 22 de dezembro de 2020, quando se despediu do Atlético de Madrid. Mas não haverá pressa também no que diz respeito à inscrição no BID da CBF.

O jogador, antes de rescindir amigavelmente o contrato com o Atlético de Madrid, ano passado, vinha de sucessivas lesões e contusões que o tiraram a sequência e espaço no time espanhol. Primeiro teve uma lesão na coxa esquerda, depois sofreu com uma hérnia de disco.

Diego Costa posa para foto na chegada ao Brasil — Foto: Divulgação/CAM

Diego Costa posa para foto na chegada ao Brasil — Foto: Divulgação/CAM

Inscrições nos torneios

Ele poderá atuar na Libertadores, em caso de classificação do Atlético-MG nas semifinais. Na fase, os clubes têm direito de fazer até três mudanças na lista de 50 inscritos.

Pelo Brasileirão, o prazo final para o nome de Diego Costa constar no BID é até 24 de setembro, provavelmente quando a 22ª rodada da competição estará em disputa. Já na Copa do Brasil, o tempo será mais curto. A data final para Diego ser regularizado é 24 de agosto.

Pela regra, contratos de novos jogadores só serão reconhecidos na Copa do Brasil se os meses foram registrados até o dia útil anterior ao início das quartas de final. O Galo enfrenta o Fluminense, no Rio, em 26/8, quinta-feira. Mas a fase começa um dia antes, na quarta. Portanto, o prazo é na terça, 24.

Diego Costa na conexão dentro do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo — Foto: Divulgação/CAM

Diego Costa na conexão dentro do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo — Foto: Divulgação/CAM

Vale lembrar que para o registro na CBF, o Atlético precisa da janela internacional aberta (ela está vigente até o fim do mês) e receberá a documentação de Diego Costa via Atlético de Madrid/Federação Espanhola de Futebol, mesmo que o jogador esteja livre no mercado desde 29 de dezembro de 2020.

Carreira

Diego Costa nasceu na cidade de Lagarto, no Sergipe, mas nunca atuou profissionalmente no Brasil. Ele começou a carreira no Braga, de Portugal, de onde foi emprestado ao Penafiel, também português, até finalmente chegar ao Atlético de Madrid, em 2007.

Confira a trajetória de Diego Costa

Confira a trajetória de Diego Costa

O time colchonero foi, sem dúvida, o clube de maior destaque da carreira de Diego. Por lá, Diego conquistou seis títulos: um do Campeonato Espanhol (2013/14), um da Liga Europa (2017/18), três da Supercopa da Europa (2010, 2012 e 2018) e um da Copa do Rei (2012/13). O atacante defendeu a equipe em 215 jogos e marcou 84 gols em três passagens diferentes.

Diego até chegou a ser convocado por Felipão para a Seleção Brasileira em 2013, mas acabou escolhendo defender a Espanha. Com a camisa da Roja, ele jogou as Copas do Mundo de 2014 e 2018, marcando três gols na edição disputada na Rússia.

Ficha técnica

Nome: Diego da Silva Costa
Data de nascimento: 7 de outubro de 1988 (32 anos)
Nacionalidade: brasileiro e espanhol
Clubes: Braga (2006-2007), Penafiel (2006), Atlético de Madrid (2007-2014) – empréstimos para Celta de Vigo (2007/08), Albacete (2008/09), Valladolid (2009/10), Rayo Vallecano (2012), Chelsea (2014-2017), Atlético de Madrid (2018-2020).

 

Deixe uma Resposta