Pular para o conteúdo principal

Os países são responsáveis pela produção e exportação de cerca de 30% do trigo no mundo

Foto: Pixabay/Banco de Imagens
Pixabay/Banco de Imagens

Pão francês deve ficar mais caro no Brasil

Entre todos os reflexos que a guerra no leste europeu pode trazer ao Brasil um impacta diretamente à mesa dos brasileiros. O pão francês deve ficar mais caro. Isso acontece porque Rússia e Ucrânia são responsáveis pela produção e exportação de um terço de todo o trigo consumido no mundo.

Para o professor de relações internacionais do Uni-BH, Pedro Neves, com menos produto no mercado, a tendência é de que os preços subam. “Se nesse exato momento, essa produção começa a ser perdida e a gente tem aí um vácuo de 30% pra ofertar no mercado internacional, outros produtores ainda não estão preparados pra poder ocupar esse lugar”, destaca.

Com a falta do cereal vindo da Europa, o trigo que é produzido na Argentina deverá ter um aumento de demanda, o que exigirá do Brasil novas estratégias de negociação com o país vizinho, visto que a matéria prima para fabricar pão é mais cara.

Conforme o professor, o trigo argentino não é mais barato que o russo e o ucraniano. Por isso, o Brasil, mesmo sendo um país vizinho, deverá acompanhar o preço. “A argentina não consegue manter a exportação do trigo para o mercado brasileiro em uma composição que favoreça o país por ser vizinho”, explica Neves, que afirma que a situação é preocupante, visto que afeta a disponibilidade de insumos básicos da alimentação.

Por Marcelo Sena,

Deixe uma Resposta