Pular para o conteúdo principal

Prazo para quem quer tirar o título de eleitor termina nesta quarta-feira (4)

Tribunal Superior Eleitoral

Foto: Tribunal Superior Eleitoral

O número de adolescentes, de 16 e 17 anos, com título de eleitor em Minas Gerais subiu de pouco mais de 72 mil em fevereiro para quase 92 mil em março, um aumento de quase 30%, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral. Os números em Minas acompanham a tendência nacional de aumento dos jovens buscando o documento eleitoral. Quem vai completar 16 anos até o início de outubro pode votar neste ano.

Nesta semana em que termina o prazo para jovens retirarem o título de eleitor e demais cidadãos regularizarem a situação na justiça eleitoral, a reportagem da  Itatiaia faz uma série de matérias especiais para discutir a importância do voto.

Os jovens vêm sendo chamados a participar do processo eleitoral, influenciado por artistas como Anitta, Bruna Marquezine e Taís Araújo.

O movimento lembra a união de artistas e políticos na década de 1980, na campanha pelas Diretas Já. O analista do Tribunal Superior Eleitoral Diogo Cruvinel revela surpresa com o incentivo de artistas ao voto dos jovens.

“O que aconteceu este ano foi uma grata surpresa de a gente perceber que artistas e influenciadores aderiram a nossa campanha de conscientização do nosso público mais jovem. Eles não foram contratados, eles não foram pagos pela justiça eleitoral para eles fazerem isso. Eles entenderam a importância da participação dos jovens na escolha dos representantes para a nossa democracia.”

O professor do Centro Universitário de Curitiba, Adriano Toleto Pereira, autor de estudo sobre o interesse político dos jovens, defende a participação no processo eleitoral.

“Os jovens precisam participar de todos os movimentos políticos. Eles são muitos, são fortes e principalmente barulhentos. Acredito que nossa democracia ainda é muito frágil. Vivemos muito tempo sobre regimes ditatoriais. Todos, que puderem votar, devem fazer isso. Pois quanto maior for a participação, maior peso será dado ao resultado.”

A cientista política e administradora pública Myla Freire, responsável por estudo sobre a importância da educação política para os jovens, explica quais causas movem a juventude hoje.

“A juventude tem que criar novas formas de mobilização. Hoje o jovem ele se pauta por causas. Por exemplo: igualdade social, feminismo e defesa do meio ambiente. Cada vez mais por causas e cada vez menos por partidos políticos. Hoje, a gente também está caminhando para um recorde histórico de baixo nível de filiação partidária pela juventude. E isso não quer dizer que o jovem não quer fazer política e não está interessado pela política. Esse é um mito que a gente precisa romper com ele. O jovem está interessado, mas ele faz política da sua forma”, disse.

Vale lembrar que termina na quarta-feira  o prazo para quem quer tirar o título de eleitor, no caso de jovens de 16, 17 e 18 anos, e para quem precisa regularizar a situação na justiça eleitoral.

Nesta terça-feira, a reportagem vai reacender uma discussão que sempre surge nos anos de eleição: o voto deve ser obrigatório ou não?

Por Com informações de João Felipe Lolli

Deixe uma Resposta