Pular para o conteúdo principal

Reportagem da Itatiaia acompanha a retomada da greve na capital mineira

Foto: Ailton do Vale/ Itatiaia
Ailton do Vale/ ItatiaiaEstação Vilarinho tem muitos passageiros e poucos ônibus

Pontos lotados e pouquíssimos ônibus circulando pelas ruas. Este é o cenário na retomada da greve de motoristas e cobradores de Belo Horizonte  nas primeiras horas desta quinta-feira, O movimento, que foi suspenso na semana passada, foi retomado hoje e é acompanhado pela reportagem Itatiaia.

Na estação Vilarinho, em Venda Nova, o movimento de passageiros no começo desta manhã é menor em comparação ao registrado na semana passada. Muitos ônibus do Move Metropolitano chegam à estação, mas os passageiros não conseguem seguir viagem, já que poucos coletivos do sistema da capital circulam.

Os pontos de ônibus da região estão cheios no começo desta manhã. Passageiros passam horas esperando os coletivos e alguns desistem e recorrem ao metrô.

Ailton do Vale/Itatiaia

A estação Diamante, no Barreiro, tem cenário um pouco diferente em relação ao registrado na semana passada, quando o terminal ficou totalmente fechado. As portas estão abertas nesta quinta-feira, mas a reportagem da Itatiaia presenciou apenas três ônibus da linha 30 e um da linha 302 na estação.

Proposta recusada 

A decisão para a retomada da greve foi tomada nessa quarta-feira (1º), após a categoria não aceitar a proposta de aumento de 9% no salário, feita pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH). Os trabalhadores querem também a correção da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), além de um intervalo máximo de 30 minutos entre as viagens.
Na noite dessa quarta-feira (2), o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou que o Sindicato dos Rodoviários de Belo Horizonte garanta o funcionamento mínimo de 60% da frota de ônibus circulando na capital mineira.

A decisão é do desembargador Fernando Rios Neto, vice-presidente do Tribunal, que acatou, parcialmente, a um pedido do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH). Os rodoviários marcaram uma nova paralisação a partir de 0h de quinta. A multa por descumprimento da decisão é de R$ 50 mil.

Na semana passada, quando decisão igual foi tomada pelo TRT, a determinação não foi seguida pela categoria.

Por Redação

Deixe uma Resposta