Pular para o conteúdo principal

Brasileiro, que tem duas vitórias sobre o nigeriano no kickboxing, luta pelo cinturão peso-médio em 12 de novembro em Nova York

O Ultimate anunciou na noite desta sexta-feira que a aguardada luta entre Israel Adesanya, campeão dos pesos-médios, e o brasileiro Alex “Poatan” Pereira acontecerá no próximo dia 12 de novembro, em Nova York. O confronto será o evento principal do UFC 281. O anúncio foi feito na emissora de TV americana “Espn”.

Israel Adesanya (esq.) e Alex Poatan (dir.) já se enfrentaram duas vezes no kickboxing, com duas vitórias do brasileiro — Foto: Infoesporte

Israel Adesanya (esq.) e Alex Poatan (dir.) já se enfrentaram duas vezes no kickboxing, com duas vitórias do brasileiro — Foto: Infoesporte

É a oportunidade de um brasileiro retomar o cinturão que já foi de Murilo Bustamante em 2002 e de Anderson Silva entre 2006 e 2013. Desde que o “Spider” perdeu o título para Chris Weidman e quebrou a perna na revanche, outros três brasileiros tiveram chances, mas bateram na trave: Lyoto Machida e Vitor Belfort, ambos derrotados por Weidman, e Paulo Borrachinha, que perdeu para o próprio Adesanya em 2020.

O duelo era esperado desde que Poatan assinou com a companhia em 2021. Os dois lutadores nutrem uma rivalidade desde os tempos em que ambos competiam no kickboxing. O brasileiro venceu o nigeriano em duas oportunidades, em 2016 e 2017. Na primeira, Pereira derrotou Adesanya por decisão unânime dos juízes; na revanche, no Brasil, o nocauteou.

Desde que fez a transição para o MMA, Israel Adesanya, 33, só perdeu uma vez, quando subiu ao peso-meio-pesado (93kg) para desafiar Jan Blachowicz pelo cinturão. Como peso-médio (84kg), são 23 lutas e 23 vitórias, incluindo cinco defesas de cinturão desde que unificou os títulos da categoria ao nocautear Robert Whittaker em 2019.

Alex Pereira, 35, fez seu nome no kickboxing, onde foi campeão de duas categorias de peso no Glory, principal evento da modalidade. No MMA, após estrear com derrota em 2015, venceu seis lutas, sendo quatro desde 2020, quando retornou ao esporte, e três no UFC. Em julho, no mesmo evento em que Adesanya defendeu o cinturão contra Jared Cannonier, Poatan encantou com um nocaute em Sean Strickland, à época quinto colocado do ranking dos médios.

Com o confronto confirmado como evento principal, o UFC 281 passa a ter duas lutas na programação. A outra, anunciada no início da semana, terá os pesos-leves Dustin Poirier e Michael Chandler frente a frente.

Deixe uma Resposta