Pular para o conteúdo principal

Treinador exaltou o empenho dos jogadores

América/Divulgação
Foto: América/Divulgação

Três dias após a decepção em ficar pelo caminho no Campeonato Mineiro e não avançar às semifinais, o América deu a volta por cima ao eliminar o Barcelona, no Equador, nos pênaltis, depois de empate em 0 a 0 no tempo normal, e chegar à fase de grupos da Copa Libertadores, principal objetivo do clube neste primeiro semestre. O técnico Marquinhos Santos exaltou o elenco do Coelho e destacou a convicção no trabalho que vem sendo feito, independentemente da campanha no Estadual.

“Fizemos um planejamento, e não por acaso nós alcançamos a Libertadores. Nos preparamos para isso. Apesar de algumas derrotas no Campeonato Mineiro, sempre tivemos a convicção daquilo que estava sendo feito. E Deus mostrou e honrou a todos nós de que tem que seguir as convicções. Agora é o América na Libertadores, é o América da Libertadores”, vibrou.

O treinador também destacou a maturidade dos jogadores que, apesar da pressão inicial dos equatorianos, souberam se segurar na defesa, mudando a forma de jogar da equipe. “Nossa equipe mostrou muita personalidade, muita organização dentro daquilo que foi proposto, do que foi treinado. Nós tivemos que iniciar o jogo com uma estratégia diferente daquilo que eu gosto, daquilo que o América sabe jogar, que é o futebol propositivo. Nós recuamos a as linhas e colocamos a bola a favor do Barcelona. A partir do 15º minuto, nós subimos a marcação da equipe e começamos a controlar o jogo novamente em posse, em amplitude e profundidade”, disse.

“Os atletas estão de parabéns pela confiança, por acreditar naquilo que está sendo treinado e pela proposta de trabalho”, completou.

Com muitos jogadores experientes acima dos 30 anos, Marquinhos frisou que eles são fundamentais para o elenco e gostam de seguir absorvendo as ideias passadas por ele nos treinamentos.

O goleiro Jailson, de 40 anos, foi o grande destaque da partida ao fazer defesas importantes durante os 90 minutos e evitando que o América deixasse o Equador eliminado. Nas penalidades, brilhou novamente ao pegar uma cobrança do Barcelona. O Coelho acertou todas as batidas.

“É um grupo que aguça conhecimento que gosta de receber informação tática e crescer a cada treino. E nós mostramos que o [Wellington] Paulista, com 38 anos, o Jailson, com 40 anos, o Juninho, com 35, o Alê, com 33, [Felipe] Azevedo, com 33. [Juninho] Valoura decidindo o último pênalti hoje, com 34. Eles não acabaram para o futebol. Apesar da idade, eles são profissionais que estão cada vez mais se preparando para tal”, afirmou.

“Essa equipe tem muito a evoluir, tem muito ainda a produzir. E eu tenho certeza que nós vamos caminhar com muita tranquilidade, com muito pés no chão e com muita humildade para colocar o América em um patamar no qual ele tem atingido”, acrescentou.

Com a classificação, o América disputará a fase de grupos da Libertadores pela primeira vez na sua história. O sorteio será realizado pela Conmebol no dia 25 de março, a partir de 12h (horário de Brasília), na sede da entidade, no Paraguai.

“É uma um momento importante, histórico, pra quem faz parte deste clube neste momento. Agora, muda-se a chave, onde nós teremos um período importante de preparação pra que se possa entrar definitivamente na fase de grupos e jogar a Libertadores, que é uma competição, o maior glamour e o maior status dos clubes sul-americanos na disputa de um torneio como esse. O América chega pela primeira vez e já chega cravando o seu nome na história da Libertadores”, finalizou.

Além da vaga na fase de grupos, o América ainda assegurou mais 3 milhões de dólares de premiação (cerca de R$ 15 milhões) pela participação na próxima fase do torneio.

Por Fábio Rocha

Deixe uma Resposta