Pular para o conteúdo principal

Yuliia Paievska, de 53 anos, fez imagens de resgates de vítimas em Mariupol; ela foi capturada pela Rússia

MARIUPOL, Ucrânia — Uma médica ucraniana usou uma câmera acoplada em seu capacete para registrar os horrores da guerra em seu país. Yuliia Paievska, de 53 anos, fez imagens de resgates de vítimas dos ataques feitos pelas tropas invasoras da Rússia.

Veja vídeo:Vice-comandante do Batalhão Azov confirma que ainda há ucranianos resistindo em Azovstal

Os vídeos mostram o trabalho de Yuliia em um hospital militar onde ela liderou os cuidados com os feridos, no período entre 6 de fevereiro e 10 de março. Nas filmagens também é possível ver a médica salvar tanto soldados russos quanto civis ucranianos.

 

No dia da invasão da Rússia, em 24 de fevereiro, Yuliia gravou os profissionais de saúde enfaixando o ferimento aberto na cabeça de um soldado ucraniano. Dois dias depois, as imagens mostram seus colegas de trabalho embrulhando um russo ferido com um cobertor.

Fim do cerco: Rússia publica vídeo de combatentes da siderúrgica de Azovstal, em Mariupol, no hospital após rendição

Em uma outra gravação, duas crianças – um irmão e uma irmã – são atendidos. Ambos chegam gravemente feridos após um tiroteio que matou seus pais.

As imagens se tornaram públicas nesta quinta-feira. Yuliia entregou um cartão de memória com 256 gigabytes de vídeos para uma equipe da agência de notícias Associated Press – os últimos jornalistas internacionais na cidade de Mariupol – quando eles deixaram o local em um comboio humanitário, em 15 de março.

No dia seguinte, Yuliia e seu motorista foram capturados por soldados russos. Desde então ela é prisioneira de guerra. De acordo com a Missão de Monitoramento de Direitos Humanos da ONU na Ucrânia, há 204 desaparecimentos forçados no país desde o início da guerra.

Deixe uma Resposta