Pular para o conteúdo principal

Segundo a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, fechamento foi necessário após a morte de um felino, encontrado na Região da Pampulha, com forte suspeita de positividade para a doença.

Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, em Belo Horizonte — Foto: Prefeitura de Belo Horizonte/ Reprodução

Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, em Belo Horizonte — Foto: Prefeitura de Belo Horizonte/ Reprodução

O Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, na Região Norte de Belo Horizonte, foi fechado por tempo indeterminado devido à suspeita de um caso de raiva.

Segundo a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, a medida foi adotada após a morte de um felino, encontrado na Região da Pampulha, com forte suspeita de positividade para a doença.

“É importante destacar que se trata de medida preventiva, uma vez que o mamífero foi localizado fora das imediações do parque e por ainda ser um caso em investigação”, afirmou a Fundação, em nota.

 

Por causa da suspeita, a prefeitura vai intensificar a vacinação de animais contra a raiva e ampliar os pontos de imunização a partir da próxima segunda-feira (20) (veja mais abaixo).

De acordo com o município, a circulação do vírus da raiva é mantida sob vigilância contínua pela Secretaria Municipal de Saúde. Neste ano, foram diagnosticados 24 morcegos positivos para a raiva em Belo Horizonte.

Sempre que algum bicho com suspeita da doença é recolhido, são realizadas ações de prevenção e bloqueio vacinal para evitar novos casos em animais domésticos.

Em caso de identificação de um animal com comportamento anormal, a prefeitura orienta que a população não deve tocar ou tentar remover o bicho. É necessário acionar imediatamente os serviços de zoonoses da capital, para que uma equipe seja enviada ao local e faça o recolhimento de forma adequada. Os telefones são (31) 3277-74113277-74133277-7414 ou 156.

Vacinação

Devem ser vacinados contra a raiva cães e gatos com idade a partir de 3 meses, gestantes ou não.

Segundo o município, para a vacinação, recomenda-se levar os cães contidos por corrente ou guia e, de preferência, conduzidos por adultos. Os gatos devem ser levados em gaiolas ou transportadores.

Veja os endereços para vacinação a partir de segunda-feira (20):

  • Centro de Controle de Zoonoses – Rua Edna Quintel, 173 – São Bernardo
  • Centro de Esterilização de Cães e Gatos Barreiro – Avenida Antônio Praça Piedade, 68 – Bonsucesso (7h às 16h)
  • Centro de Esterilização de Cães e Gatos Leste – Rua Antônio Olinto, 969 – Esplanada (7h às 16h)
  • Centro de Esterilização de Cães e Gatos Noroeste – Rua Antônio Peixoto Guimarães, 33 – Caiçara (7h às 16h)
  • Centro de Esterilização de Cães e Gatos Oeste – Rua Alexandre Siqueira, 375 – Salgado Filho (7h às 16h)
  • Avenida Professor Magalhães Penido, 770 – São Luiz (8h30 às 16h30)

Por Rafaela Mansur

Deixe uma Resposta