Pular para o conteúdo principal

Combustível continha cerca de 4% de metanol, solvente que não pode ser misturado na gasolina; posto foi totalmente interditado pela ANP

Posto em BH é interditado por vender gasolina junto com substância que pode cegar e matar

Posto no bairro Santa Cruz foi interditado nesta terça (22)

Um posto de gasolina no bairro Santa Cruz, na região Nordeste de Belo Horizonte, foi interditado no fim da tarde desta terça-feira (22) após ser flagrado vendendo gasolina contaminada com metanol, um solvente tóxico que pode causar cegueira e até matar.

O posto fica na rua José Cleto, nº 152, na esquina com a rua Coronel Jairo Pereira. Segundo o chefe do Núcleo Regional de Minas Gerais da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Éder Oliveira, a venda de combustíveis com essa substância é proibida.

“A gasolina normal é vendida com 27% de etanol, mas essa que estava sendo vendida neste posto de BH continha cerca de 4% de metanol em sua composição. Isso é proibido pela ANP e o posto será totalmente interditado a partir de hoje.”

O que é metanol?

Metanol é um solvente usado como matéria prima de produtos químicos que são essenciais na produção de adesivos, solventes, pisos e revestimentos. O metanol é considerado um insumo e não combustível, e é famoso por ser altamente tóxico.

A intoxicação por metanol pode acontecer por inalação, ingestão ou absorção da pele. A substância pode se acumular no corpo humano e é eliminada lentamente pelo nosso metabolismo. Quem tem contato com o metanol pode sofrer danos graves à saúde, como problemas renais, hepáticos, perda de visão e até mesmo a morte.

Na semana passada, a Itatiaia trouxe um relatório sobre 11 mortes de pessoas que beberam etanol vendido em postos de combustível. O “álcool de posto” ingerido por essas pessoas continha metanol. A substância também é usada na fabricação de bebidas falsas, por ser facilmente confundida com o álcool etílico.

Deixe uma Resposta