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Agora o termo de cooperação entre a prefeitura e o governo federal para implantação das áreas está nas mãos do DNIT

Prefeitura de Belo Horizonte/Divulgação

Foto: Prefeitura de Belo Horizonte/Divulgação

O projeto de construção de áreas de escape que visam diminuir o número de acidentes no Anel Rodoviário de Belo Horizonte deu mais um passo importante: o plano para as obras foi aprovado pela Via-040, concessionária responsável por um trecho do anel. A informação foi dada pelo representante da empresa, Frederico Souza, em audiência pública na Câmara Municipal.

A reunião foi sugerida pelo vereador Irlan Melo e contou também com representantes da BHTrans, da Superintendência de Desenvolvimento da capital, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Irlan explica que na reunião foi informado também que o termo de cooperação entre a prefeitura e o governo federal para implantação das áreas de escape agora está nas mãos do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT). “O próximo passo é colocar licitação para funcionar e aí quando a licitação estiver na praça vai ser implementado. O local é antes da entrada do Buritis, é a primeira área de escape que vai ser implementada, e no total nós temos a possibilidade de implementar até três. Todos estão muito esperançosos e o Dnit, segundo as informações que tivemos da BHTrans, é quem vai bancar a realização das obras da área de escape, mas que se isso não acontecer a Prefeitura de Belo Horizonte garante os recursos para a realização das áreas de escape.”

A área de escape é uma faixa a parte em que o motorista de um caminhão com problemas mecânicos pode desviar para não atingir outros veículos. Nessa faixa ficam pequenas pedras que em atrito com as rodas freiam o caminhão.

Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres, o próprio órgão deve revisar a análise feita pela Via-040 em cima do projeto e em seguida deve autorizar o início das obras, que ainda vão precisar ser licitadas.

Por Matheus Oliveira 

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