Pular para o conteúdo principal

Governador diz que liberação da mineração se deu de forma técnica

Romeu Zema diz que o parque da Serra do Curral não será afetado pela mineração da Tamisa

O governador Romeu Zema (Novo) garantiu nesta quarta-feira (11), em entrevista exclusiva à Itatiaia, que o parque da Serra do Curral não será afetado pela mineração. No final de abril, o Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) aprovou projeto da Taquaril Mineração S.A (Tamisa) que prevê a construção de complexo minerário na Serra do Curral.

“Quero lembrar que esse tema não nasceu no meu governo. Esse projeto, essa solicitação, existe há mais de dez anos. E nós somos um governo que aplicou, até o momento, a maior multa ambiental do Brasil. Uma das maiores do mundo: R$ 37 milhões”, ressaltou o governador, garantindo que sua gestão sancionou leis ‘muito mais rigorosas para todo o setor de mineração ’em Minas Gerais’.

Zema disse ainda que seu governo já negou centenas de projetos ambientais e que os pedidos aprovados estão dentro da lei. “Agora nós somos um Estado técnico. Isso tem que ficar claro. Somos um Estado que preza pela legalidade e pela transparência. O que está correto é aprovado. O que não está não é aprovado”, garantiu.

“Então, nós temos que deixar muito claro, e concluindo esse assunto, que o parque da Serra não é afetado. Ele está intocado. Pela forma que muitos anunciam, a Serra (do Curral) vai sair. Não vai. O problema que existe é que essa mineração está nas proximidades, mas, se ela atendeu as questões legais, o nosso corpo foi orientado a agir da maneira técnica. Então, temos aí um dilema, mas que a Justiça decida da melhor forma”.

Mineração 

Na prática, o Complexo Minerário Serra do Taquaril (CMST) pretende retirar 31 milhões de toneladas de minério de ferro ao longo dos próximos 13 anos em uma região que fica localizada na Serra do Curral, entre os municípios de Belo Horizonte, Nova Lima e Sabará.

O projeto prevê o desmatamento de mais de 41 hectares de vegetação nativa remanescente de Mata Atlântica – o dobro da área construída do estádio Mineirão. Desse total, quase seis hectares estão localizados dentro de uma Área de Preservação Permanente (APP).

 A mineração Taquaril fica localizada a cerca de 1,5 km do Parque das Mangabeiras e a menos de 5 km de pontos importantes da capital mineira, como a Praça da Savassi, o Parque Municipal e a Estádio Independência.

Por Rômulo Ávila

Deixe uma Resposta