Pular para o conteúdo principal

Baccheretti explicou que a doença deve chegar ao estado e que ela não representa uma ‘epidemia’

Foto: Divulgação/ CDC/ Bryan W.J Mahy

Foto: Divulgação/ CDC/ Bryan W.J Mahy Doença é endêmica em países africanos

O Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, disse que a varíola dos macacos não é uma preocupação para Minas Gerais. De acordo com ele, a recomendação do uso de máscaras para “atrasar” a contaminação pela doença não é algo a ser adotado pelo estado.

“Transmissão se dá por contato, não é pelo ar, não há uma expectativa de uma epidemia de varíola dos macacos no Brasil e em Minas Gerais. É, obviamente, um vírus que vai chegar aqui, pontualmente, não é questão de achar que vai ter uma nova epidemia”, disse.

Baccheretti recomendou que, em caso da suspeita da doença, que o paciente procure ajuda médica para confirmação ou descarte.

“A recomendação nossa é sempre reconhecer casos suspeitos e a gente conseguir acompanhá-los, além de seus contatos. Mas não vejo nenhum risco a curto e longo prazo”, destacou.

Mais de 200 casos confirmados 

Conforme dados divulgados nessa quarta-feira (25), 219 pessoas foram diagnosticadas com a doença no mundo. O levantamento foi realizado por uma agência sanitária da União Europeia (UE).

Além de países africanos, onde a doença é endêmica, outros locais também foram encontrados casos. Existem registros de varíola dos macacos no Reino Unidos, Espanha, Portugal, Canadá, Estados Unidos (EUA), Austrália, Israel e Emirados Árabes.

Por Patrícia Marques

Deixe uma Resposta