Pular para o conteúdo principal

O pedido de ‘Alerta Patrimonial’ pode ser retirado

Serra do Curral pode perder título de Patrimônio da Humanidade da Unesco

Mineração na Serra do Curral foi aprovada em abril

A mineração da Serra do Curral será tema principal de um comitê do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos) que acontecerá nesta quinta-feira (2). Durante o encontro, representantes da mineração irão apresentar recomendações à Taquaril Mineração S/A (Tamisa).

A Serra do Curral recebeu o título de Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2005.

As atividades minerárias licenciadas pela Câmara de Atividades Minerárias (CMI) no dia 30 de abril podem desconfigurar a reserva natural da serra, fazendo com que o título concedido seja retirado.

Em função destas atividades, um pedido de ‘Alerta Patrimonial’ (Heritage Alert) foi emitido na semana passada. Este procedimento tem como função alertar o mundo sobre os riscos que a mineração pode trazer.

Avaliação do comitê

Nos dias 6 a 8 de agosto será realizada uma comitiva responsável por avaliar se as recomendações feitas à Tamisa foram adotadas, visando a preservação natural do local. Em caso das recomendações serem adotadas, o ‘Alerta Patrimonial’ é retirado, caso contrário, a Serra do Curral perderá o título de Patrimônio da Humanidade.

O encontro será feito de forma remota, às 18h30, com participação de uma comitiva composta por: Carlos Fernando de Moura Delphim, Rafael Winter Ribeiro, Sérgio Ribeiro, Gabriela Santiabañez (Argentina) e Adriana Careaga (Uruguai).

Deixe uma Resposta