Pular para o conteúdo principal

Instituição diz ter contrato com fornecedora, e aguarda regularização na produção do fármaco

Sessões de quimioterapia são adiadas no Ipsemg por falta de remédio para tratamento de câncer

Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP) precisou adiar sessões de quimioterapia agendadas para esta segunda-feira (25)

O Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), em Belo Horizonte, precisou adiar sessões de quimioterapia agendadas para esta segunda-feira (25) por falta de medicamentos. De acordo com o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), não há disponibilidade de Bortezomibe, utilizado para tratamento de câncer hematológico.

O remédio é administrado por injeção intravenosa, e tem venda restrita a empresas e profissionais da saúde. O preço está em torno de R$ 1 mil.

O Instituto afirma que existe um contrato de fornecimento dos medicamentos, e que solicitações são realizadas mensalmente. “O fornecedor contactado pelo HGIP já foi notificado sobre a necessidade de aquisição do referido medicamento”, explicou. Porém, foi alegada ausência de matéria prima para fabricação do fármaco.

A expectativa é que a produção seja regularizada ainda neste mês de julho, para que aí sim a distribuição volte ao normal. O Ipsemg não informou quantas sessões foram suspensas, e nem como se dará o processo de remarcação dos procedimentos.

Deixe uma Resposta