Pular para o conteúdo principal

Disfunção causada por carência de sono também acometeu os atores Katherine Hepburn e Rob Mallard

Tremor essencial: doença enfrentada por Djavan é a mesma de Caetano Veloso

Caetano Veloso e Djavan: tremor essencial Montagem sobre Reproduções

O cantor e compositor Djavan revelou em entrevista exclusiva ao GLOBO publicada nesta terça-feira (9) que também enfrentou a doença.

– Tive tremor essencial, fui medicado e estou curado. Alguns têm nas mãos, outros nas pernas. Eu tive na cabeça. Era complicado porque você aparece e aquilo já vem à tona, dá para ver de cara. E é emocional. Se você está preocupado, se acentua – contou o artista. – É uma disfunção provocada pela carência de sono. Quanto menos você dorme, mais propensão ao tremor essencial você tem. Nunca fui o sujeito que mais dormiu na vida. Estou melhor agora.

A doença também acometeu a atriz Katharine Hepburn, assim como Charles Schulz, criador do personagem Charlie Brown. As linhas onduladas são características de seus desenhos.

O ator Rob Mallard, que interpreta o personagem Daniel Osbourne em Coronation Street desde 2015, é outra personalidade que enfrenta o distúrbio. Ele foi diagnosticado com a doença aos 14 anos.

Recentemente, a disfunção foi parar no episódio final da série “Downton Abbey”, em que o personagem Sr. Carson aparece com um tremor incontrolável ao servir uma garrafa de vinho. A ideia do roteirista Julian Fellowes, que convive com o tremor essencial, era desmistificar a doença.

À época, Fellowes disse que escreveu a cena porque queria “tirar isso para lá”. Mas contou ainda que muitas pessoas não entenderam e presumiram que Carson sofria do Mal de Parkinson.

Deixe uma Resposta